sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Alimentação de 30/01

Bom dia!!!
Hoje acordei no pique! Ontem, aqui, foi um dia de muita chuva. Dia frio já viu né? Vontade de comer coisas quentinhas e como eu estava em casa não resisti. Tentei não sair da dieta, mas confesso que exagerei no carboidrato. 

Bjos

Alimentação de ontem (quinta-feira):
Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Café + 1 pacote de club social integral + creme de ricota
Ceia:
 iogurte activia

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Alimentação de 29/01

Bom dia!! Postando a alimentação de ontem, quarta-feira (29/01).

Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Ceia:

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

"E vamos que vamos!!!"

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."


Bom dia gente!!!
E mais um dia se inicia. Então, vamos a luta e vamos em frente, sempre com muita determinação. Lembre-se: Só não consegue quem desisti, se persistirmos, pode até demorar um pouquinho, mas com certeza alcançaremos a vitória. Uma produtiva quarta-feira!!!

Bjos

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

E depois da academia...

Oi gente!!!
Fui para a academia cedinho, todavia, confesso que hoje eu estava com uma "preguicite" daquelas. Mas, mesmo assim, marquei presença e cumpri meu treino direitinho. Rumo a um novo estilo de vida, bem mais saudável!!! Lanche depois da Atividade Física:



Bjos

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tentando controlar!!!

Oi gente, boa noite!!!
Acho que hoje consegui dar uma controlada. Não comi pouquinho, mas segui a minha dieta - passada por minha nutricionista - e não saí da linha. Para mim, isso é que importa, afinal estou sendo muito bem orientada, de acordo com as minhas necessidades.

Bjos

Alimentação do dia:

Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:

domingo, 26 de janeiro de 2014

Doces

Oi gente!!!
Hoje, não estou muito bem! Estou me sentindo inchada, pesada e tudo isso é por causa dos doces. Já falei em outro posts que gosto bastante e é uma das minhas guloseimas preferidas. Diminui bastante o consumo deles, mas, confesso que de vez em quando não tenho forças para resistir e acabei pagando por isso. É impressionante como ultimamente não está "descendo" bem - acho que agora vou conseguir resistir, pois, definitivamente, eu e os doces não estamos formando uma "bela dupla". Bom final de domingo!

Bjos

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Atividade física em Jejum!!!

Bom dia!!!
Estava assistindo uma reportagem e achei interessante vir aqui e conversar um pouquinho sobre o assunto. Muita gente está falando que fazer Atividade física em jejum (Aeróbio Em Jejum - AEJ) emagrece muito mais. Porém me pergunto: "Será"? Sou do tipo que quando faço apenas caminhada, ao acordar, prefiro ir em jejum, mas quando vou a academia, se estiver em jejum tenho uma "bilola". Por isso, fui procurar quem poderia me orientar e, falando com a minha nutricionista e o meu instrutor, eles me informaram que isso não é uma boa prática, pois não tem nenhuma comprovação científica e pode ocorrer que, ao invés de você perder gordura, você poderá perder músculos. A balança irá diminuir, mas será de massa magra. Eu não sou "expert" nesse assunto e nem tão pouco entendida, mas, seria interessante, antes de copiar qualquer prática que funciona com outras pessoas, nos informarmos porque nem sempre o que dá certo para um, dá certo para todos. Concorda? Então, precisamos deixar de ser "maria vai com as outras" e nos informarmos, afinal, somos pessoas inteligentes. Antes de seguir qualquer "modismo", converse com seu preparador físico e sua nutricionista, eles vão te orientar no que é melhor para você. No meu caso, constatei que PARA MIM, o melhor é me alimentar antes, já que hoje minha atividade física é aeróbio + treino de força. E para você o que é melhor? Procure Descobrir!!

Bjos


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Fiz as compras!!!

Oi gente, boa noite!!!
Ontem, foi uma correria e não deu para acessar o blog, mas hoje, aqui estou eu. Ainda está fazendo um calor enorme, parece até que a cada dia que vai passando, mais quente vai ficando e junto com isso vem chegando a preguiça, na verdade, acredito que é a fadiga, devido as altas temperaturas. Mas, voltemos a falar de dieta, hoje fiz uma parte das compras e abasteci um pouco a geladeira, amanhã já vai dar para me alimentar bem melhor. Continuo fazendo minha atividade física e estou achando que tenho mais disposição na academia, no entanto, em casa, estou mais preguiçosa. Preciso me acostumar com esse verão, por isso, vou tentar investir nas coisas mais leves, já comprei um parte!! Bem, é isso!!!

Bjos


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Calooooor!!!

Gente,
pense em um calor? Aqui, está muito quente, as vezes, chega até a dar um certo desconforto. E com tudo isso, é preciso que a alimentação seja um pouco mais leve. Contudo, ainda não fiz as compras e por isso, estou me virando como dá, mas acredito que quarta-feira esse problema será resolvido. Então, minha alimentação ainda não está como eu desejo. Boa noite!!!

Bjos

Alimentação do dia:

Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Ceia:
1 copo de leite desnatado ou 1 copo de iogurte desnatado

sábado, 18 de janeiro de 2014

Sabadão!!!

Bom diaaaa!!!
E vamos aproveitar esse sabadão maravilhoso - aqui de muito sol - para continuarmos firmes no nosso projeto de emagrecimento!! Estou postando as fotos da alimentação de ontem, acho que exagerei um pouco no carboidrato, vamos ver se hoje equilibro melhor.

Bjos

Alimentação de ontem (sexta-feira):

Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Ceia:

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sexta-feira!!!

Bom dia gente!!!
E hoje é sexta-feira, começo oficial do fim de semana e muitas vezes, começo das "jacadas". Então, vamos manter o foco, e tentar, HOJE, não jacar. Amanhã, nos preocupamos com o amanhã, né??? Um dia de cada vez!! Não estabeleçamos metas para o final de semana inteiro, mas vamos aos pouquinhos, para mim, é mais fácil assim!!! FORÇA!!!!!

Bjos


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Alimentação do dia!!!

Boa noite,
estou passando rapidinho para postar a minha alimentação do dia, fazia um tempinho que não postava as fotos. Hoje foi mais ou menos, pois, ontem, teve festinha aqui em casa e sobraram algumas guloseimas, então, comi um pedacinho na sobremesa. Mas, de resto, tudo tranquilo!!

Bjos

Alimentação do dia:

Café da manhã:


Lanche da manhã:


Almoço:



Lanche da tarde:


Jantar:


Ceia:
Iogurte

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Força de vontade e Disciplina!!!

Esta aí, duas coisas que precisam andar juntinhas para conseguirmos alcançar nossa metas e, para nós, que estamos na meta do emagrecimento é que é importante mesmo. Como é difícil, no início, em um dia de frio ir a academia ou até mesmo resistir aquele prato delicioso - no entanto, gorduroso - preparado para a reunião familiar do domingo. Precisamos de muito foco para dizermos não e procurarmos outras possibilidades. E, acredito, que esse "foco" conseguimos com muita força de vontade e disciplina. Então, vamos adquiri-las!!

Bjos

Achei uma reportagem interessante no site da Escola Psicologia e aproveitei um pouquinho dela para postar aqui, quem quiser dar uma olhada na matéria completa o endereço é http://www.escolapsicologia.com/10-exercicios-para-melhorar-a-sua-forca-de-vontade-e-auto-disciplina/ .

10 EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A SUA FORÇA DE VONTADE E AUTO-DISCIPLINA


er força de vontade significa sermos capazes de fazer o que devemos de forma intencional, vencendo as dificuldades e/ou os estados de ânimo. A força de vontade estabelece uma relação muito forte com amotivação. Motivação, é ter um motivo para a acção, esta acção terá tanto mais ímpeto quanto mais disciplina você tiver. Juntando os conceitos: a força de vontade, utiliza a motivação que temos para a acção, a acção é tanto mais orientada quanto mais disciplina for colocada na persecução do objectivo a alcançar.
Não é preciso grande força de vontade para fazer coisas prazerosas como divertir-se ou ficar deitado sem fazer nada. Pois à nascença todo o ser humano trás já no seu reportório uma tendência natural para a adaptação hedónica (adaptação natural a acontecimentos considerados positivos e prazerosos). Por isso a força de vontade pode ser considerada uma virtude preponderante na nossa vida, esta virtude destaca-se porque permite-nos realizar aquilo que naturalmente não é fácil, mas que necessita de grande esforço, dedicação e trabalho da nossa parte. De uma forma geral, quem na sua vida tem um elevado grau de força de vontade, destaca-se dos outros, é apreciado e admirado pela capacidade de orientar e governar a sua vida.

REFORÇAR A FORÇA DE VONTADE

No reforço e prática da força de vontade valem todos os pequenos esforços: Por exemplo quando se trata de terminar a obrigação apesar do cansaço, de estudar a matéria que nos custa, recolher o que está fora do lugar, vestir-se apropriadamente, levantar da cama apesar da falta de vontade, tudo isto pode ser um excelente exercício de força de vontade na vida quotidiana. Encaminhamo-nos passo a passo a grandes conquistas pessoais, pela força do hábito de nos forçar-mos a criar rotinas que dependem da nossa disciplina mental (controlo do que queremos pela acção da vontade própria). Aos poucos vamos forjando pela força de vontade um carácter que actua de forma coerente com aquilo com o qual nos propomos.

NÃO PARE NO FRACASSO

Quando fracassamos não devemos parar no fracasso. Podemos ter fracassado porque não nos empenhamos bastante, ou porque criamos uma expectativa irreal sobre um determinado curso de acção, lugar, coisa ou pessoa. E quando essas pessoas ou circunstâncias nos desapontam pensamos que fracassamos de alguma maneira. Mas os fracassos ou desencantos devem ser vistos como uma óptima oportunidade para aprendermos sem nunca nos determos neles mais que o necessário para perspectivarmos novas formas de obter o que desejamos.
O fracasso que na grande maioria das vezes tememos enfrentar e aceitar, é o que nos impede de nos realizarmos como pessoa, de realizar o nosso projecto de vida. Persistir, recomeçar ou empenhar-nos mais da próxima vez, essa deve ser sempre a nossa lição nos pequenos fracassos, porque nunca deixamos de olhar o objectivo maior, por ficarmos com o olhar preso no obstáculo que caiu mais atrás, nunca deixamos de nos focar intencionalmente na recta da meta.
Adoptando uma perspectiva optimista, não interessa as vezes que caímos, mas sim aquelas que estamos dispostos a levantarmo-nos. Às vezes os fracassos despertam novas potencialidades, possibilidades e oportunidades, e até por vezes algumas das nossas forças escondidas.
Com relativa facilidade, podemos deixar-nos levar pelo estado de ânimo do momento, deixando de fazer as coisas que deveríamos (aquelas que achamos ser boas para nós e desejamos alcançar), porque é grande o impulso para nos dedicarmos às coisas das quais obtemos prazer de forma fácil, rápida e sem necessidade de termos qualquer habilidades ou competência.

MUNDO DE POSSIBILIDADES

Vivemos numa época em que a competitividade se tornou feroz, em que a mudança é certa, somos forçados diariamente a constantes adaptações. Por tudo isto reconheço que querer concretizar determinados objectivos, pode tornar-se num calvário repleto de obstáculos, dificuldades e desilusões. Em contrapartida, nunca vivemos numa época em que existisse tantas possibilidades. O mundo está repleto de possibilidades para todos, a informação e a educação está cada vez mais acessível no mundo global. Talvez escolher entre tantas oportunidades e possibilidades se torne só por si uma tarefa de Hércules. É aqui que a força de vontade e disciplina mental se tornam fundamentais. Desenvolver e trabalhar estas áreas é um caminho para nos munirmos de “armas” para combater as dificuldades que inevitavelmente se nos deparam na vida.

SABER AQUILO QUE GOSTAMOS E QUEREMOS

É preciso estarmos atentos ao que nos rodeia, e tentar perceber onde é que as nossas paixões se podem encaixar, onde é que as nossas melhores habilidades e competências podem surtir melhores resultados. Aliado a tudo isto, e mais importante que qualquer coisa, é necessário conhecer e reconhecer aquilo que gostamos, e que queremos estabelecer como objectivo. Aquilo que nos faz sentir bem, no qual nos possamos sentir como peixe na água. Este caminho de descoberta, pode ser o nosso maior aliado tornando-se num facilitador de vida. Saber o que gostamos, conhecer as nossas forças e virtudes, as nossas capacidades e como as colocar em acção, é meio caminho para sermos bem sucedido nos objectivos que traçamos.

TRAVAR OS IMPULSOS

Para melhorarmos a nossa força de vontade, devemos munirmo-nos da sua melhor aliada a auto-disciplina. A auto-disciplina é o companheiro da força de vontade, dotando-a com a resistência para persistir em qualquer coisa que você faça. Ela confere a capacidade de suportar privações e dificuldades, seja física, emocional ou mental. Ela concede a possibilidade de rejeitar a satisfação imediata, a fim de obter algo melhor, mas que exige esforço e tempo. Esta capacidade está descrita no mundo da psicologia como uma componente primordial na inteligência emocional, que é a capacidade para adiar a recompensa.
Todos nós temos no nosso mundo interior, impulsos inconscientes, ou parcialmente conscientes, que pontualmente nos levam a dizer ou fazer coisas que lamentamos mais tarde. Em muitas ocasiões, nós seres humanos não pensamos devidamente antes de falar ou agir. Ao desenvolver estes dois poderes, a força de vontade e auto-disciplina tornamo-nos conscientes da nossa vida interior, dos nossos impulsos subconscientes, ganhando assim a capacidade de os rejeitar quando não são bons para nós ou para os objectivos que queremos alcançar.
Às vezes, você deseja ir dar um passeio, sabendo o quanto é bom para a sua saúde e como se sentirá muito bem com isso, no entanto, por vezes sente preguiça, e prefere ver TV. Você pode estar ciente do facto de que precisa mudar os hábitos alimentares ou parar de fumar, no entanto, não tem a força interior e persistência para mudar esses hábitos. Será que isto lhe é familiar?
Quantas vezes você já disse: “Eu gostaria de ter força de vontade e auto-disciplina”? Quantas vezes você iniciou alguma coisa, para depois passado pouco tempo desistir? Certamente todos nós já tivemos experiências como estas.
Todos nós possuímos alguns vícios ou hábitos que desejaríamos superar, como o tabagismo, ingestão excessiva de comida e álcool, a preguiça, a procrastinação ou falta de assertividade. Para superar esses seus hábitos ou vícios, é preciso ter força de vontade e auto-disciplina. Estas virtudes fazem uma grande diferença na vida de todos, promovendo a força interior, auto-domínio e determinação.
Estes dois poderes ou virtudes, como quiser considerar, ajudam-nos a escolher o nosso comportamento e reacções, em vez de sermos governados por elas. A implementação deles no nosso carácter não irá permitir que a vida se torne monótona ou aborrecida. Pelo contrário, você vai sentir-se mais poderoso, responsável por si mesmo, feliz e satisfeito.
Quantas vezes você se sentiu muito fraco, preguiçoso ou com vergonha de fazer algo que você queria fazer? Você pode ganhar força interior, promover a iniciativa e a capacidade de tomar decisões e segui-las. Acredite em mim, não é difícil desenvolver estas duas potências. Se você for sincero consigo mesmo e estiver disposto a tornar-se mais forte, certamente vai ter sucesso.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Depois da gripe...

Bom dia gente!!!
A gripe foi embora e estou de volta com a minha rotina de exercícios. No entanto, minha amiga de todos os meses chegou, mas não deixei de ir para a academia e meu instrutor me orientou a pegar leve na carga e trocou alguns exercícios, então, para resumir, hoje foi bem light. É engraçado, que quando queremos vamos aprendendo a nos cuidar, a nos olhar e decifrar os sinais que o nosso corpo dá. Quando começamos a nos amar, a nos olhar de forma diferente, a percebermos que somos lindos do jeito que somos e o que queremos, na verdade, não é "mudarmos", mas "melhorarmos". É assim que me sinto, de Bem com a Vida!!!

Bjos


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Gripada!!!

Olá gente!!

Passando para dar um "oi" e dizer que a gripe me pegou, por isso, hoje não fui para a academia, vou repousar para me recuperar rapidinho. Estava olhando na internet - eu e minhas pesquisas - e encontrei várias coisas sobre gripe e atividade física. Vou postar para vocês uma das reportagens que achei - é pequenininha.

Bjos

Faz mal malhar gripada?

Por Daniela Carasco postado em 15/08/2011 às 10h32


O exercício é, sim, um ótimo aliado da imunidade e prevenção de gripes e resfriados, mas será que durante a doença ele realmente faz bem?
De acordo com especialistas de medicina esportiva, em entrevista à revista BOA FORMA, quando a gripe já pegou você, nem sempre a melhor coisa é ir para a academia. Siga alguns cuidados básicos indicados por eles e faça a coisa certa nesses momentos!
1. Se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse; 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados estão liberados.
2. Quando os sintomas estiverem levinhos, volte somente à ginástica. “As endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar os sintomas leves”, explica o infectologista Artur Timerman.
3. Se a dor se espalhar além da cabeça, fique na cama. Febre, infecção nas vias respiratórias e dores no corpo exigem descanso.
4. Jamais malhe até transpirar. “Forçar o corpo além do limite pode agravar sua condição, que está sensível”, conta o médico.
5. Se a gripe for muito forte, espere pelo menos duas semanas para voltar aos poucos ao treino. “Escutar o corpo é a melhor coisa. Se você se sentir mal na aula, pare na hora”, aconselha Timerman.
(Com reportagem da revista BOA FORMA)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Calor X Atividade Física

Bom dia!!!

E hoje, o sol continua a reinar, lindo e "quente", por isso, alguns cuidados são mais que necessários. Navegando pela internet, encontrei uma matéria bem interessante sobre atividade física no calor no site da Revista Saúde - http://saude.abril.com.br/edicoes/0356/corpo/atividade-fisica-calor-715786.shtml?origem=especial-rai - e para nós que estamos em processo de emagrecimento é bem útil. Muita gente - eu também - deu uma exagerada com as festas de final de ano, devido a isso, algumas pessoas ficam desesperadas, querendo perder aquilo que ganhou de forma rápida e sem se preocupar tanto com seus limites e sua saúde. Então, quem tiver um tempinho, leia essa reportagem, vai nos ajudar a pensar um pouquinho. Vamos com calma, devagar, mas sempre, sem desistir, tá?

Bjos

Atividade física no calor

O verão exige cuidados durante a prática de atividade física. Se a temperatura corporal subir demais pode haver encrencas: cãibra, fraqueza, tontura e desmaio. Fazendo a coisa certa, nada disso acontecepor Priscila Boccia | colaboradores Bianca Grassetti / Rogério Maroja

Pingar de suor significa que o corpo luta para manter seus 37 graus Celsius de praxe. A molhadeira nada mais é do que uma estratégia do organismo para resfriar a pele e, assim, impedir que a temperatura vá às alturas. É por isso que durante o exercício, quando cerca de 75% da energia produzida com os movimentos se transforma em calor, a camisa tende a ficar encharcada. Depois de uma hora de atividade moderada sob o sol, chega-se a perder 1 litro e meio de água. Praticar exercícios quando o clima está quente exige mais do sistema de refrigeração corporal o que pode ser perigoso. O organismo passa a produzir cada vez mais suor. Isso diminui o volume do plasma sangüíneo, comprometendo não apenas o mecanismo de perda de calor, mas também o sistema cardiovascular e a própria capacidade de realizar exercícios, chama a atenção Luiz Oswaldo Rodrigues, fisiologista da Universidade Federal de Minas Gerais. Cãibra, fadiga, tontura e desmaio são sinais de que a temperatura do corpo está passando do ponto. 

Ignorá-los é bastante arriscado. O organismo pode sofrer hipertermia ir muito além dos 39° C e parar de funcionar (veja ao lado). Quanto menos condicionada a pessoa estiver, mais rápido os sintomas aparecerão, avisa Rodrigues. Por isso, se você não está acostumado a malhar, não invente de patinar no calçadão, correr na areia ou fazer trekking em pleno meio-dia sem antes se preparar. E, mesmo que seja fã antigo de exercícios, maneire no verão. 

As estratégias para o calor e se exercitar numa boa 
Para evitar problemas ao malhar no calor do verão, a primeira medida é diminuir o ritmo. A intensidade e a duração da atividade física devem ser menores, aconselha o fisiologista Paulo Zogaib, do Centro de Medicina Preventiva e do Esporte do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Fuja, claro, dos horários mais quentes do dia, com sol a pino. Outro cuidado importantíssimo é a hidratação, que precisa ser feita antes, durante e depois do exercício. O certo é beber água mesmo sem sentir sede, afirma Laíra Campêllo, especialista em Medicina do Esporte da Universidade Federal de São Paulo. Tenha como referência a orientação médica: tomar cerca de 300 mililitros de água (um copo grande) a cada 20 minutos de atividade física. Assim, você repõe o líquido e os sais minerais perdidos durante a transpiração. Daí é mais difícil sofrer cãibras, visão turva e mal-estar. 

Quem preferir pode tomar bebidas isotônicas, mas sem achar que, por causa disso, estará mais protegido. Só os atletas têm benefícios trocando a água por esses preparados, desmistifica Laíra. E, claro, nunca é demais avisar que a cerveja, tão querida pelos brasileiros no verão, não serve para reidratar o corpo. A ação diurética da bebida faz com que a pessoa perca mais líquidos do que ingeriu, piorando o quadro, alerta Paulo Zogaib. 

Quem pratica atividade física na piscina sofre menos desconforto, desde que não entre na água aquecida um risco e tanto. Em poucos minutos a pessoa pode ter hipertermia, pois a troca de calor com a água é quatro vezes mais rápida do que com o ar, avisa Cláudia Forjaz, professora de fisiologia da Universidade de São Paulo. Já procurar espaços ventilados para se exercitar ajuda e muito. O contato com o ar mais frio resfria a pele, explica a fisiologista. Um parque cheio de árvores, com vento e sombra de sobra, é o cenário perfeito para mexer o corpo na época mais quente do ano. 

Com que roupa? 
Tirar a camisa para malhar não alivia o calor. A radiação do sol direto na pele esquenta ainda mais, destaca Cláudia Forjaz. Não é à toa que jogar vôlei na praia apenas de sunga ou biquíni cansa um bocado. Para se proteger, o ideal é usar roupas claras elas refletem os raios solares e leves. Se o calor for muito intenso, vale molhar com água uma camiseta de algodão. Outra opção é vestir um daqueles tecidos hi-tech com mecanismos que facilitam a transpiração. Alguns têm furinhos em formato de cone que auxiliam na evaporação do suor, conta Zogaib. 

Além dos limites de segurança 
O que pode acontecer se você não tomar cuidado ao se exercitar no calor 

Cãibras 
A perda de sais minerais na transpiração perturba o chamado equilíbrio eletrolítico, que garante o bom funcionamento dos músculos. Daí surgem os espasmos, mais freqüentes no abdômen e na panturrilha (batata da perna). 

Síncope 
Na falta de bons goles de água ou suco para reforçar a hidratação, o volume de sangue diminui. A pressão arterial cai, gerando fraqueza generalizada, tontura, palidez e desmaio. 

Exaustão 
Se o volume sangüíneo cai demais, o sistema cardiovascular não consegue garantir o fluxo de sangue para todo o corpo e entra em pane. As células em geral ficam desidratadas, o que provoca descoordenação, vertigem, dor de cabeça, náuseas e vômito. 

Choque térmico 
Se a desidratação é intensa, o suor diminui e a pele fica seca e quente. A temperatura ultrapassa os 39° C e danifica os mecanismos termorreguladores. Há risco de morte. 

Primeiros socorros 
- O que fazer para brecar o processo de hipertermia 
- Remova a pessoa para a sombra ou para um local com ar refrigerado; 
- Retire as roupas e resfrie o corpo dela com ventilador ou compressas de água gelada, começando pela cabeça; 
- Se a pessoa estiver lúcida, force-a a ingerir água, soro caseiro ou suco de frutas; 
- Mantenha os pés elevados acima da cabeça; 
- Não use antitérmicos; 
- Monitore a temperatura. Se estiver acima dos 39° C, é hora de correr para o hospital.

Problemas são maiores em lugares úmidos 
O ideal é deixar o organismo se acostumar ao ambiente antes de começar a se exercitar. Além da temperatura, o corpo precisa se acostumar à umidade relativa do ar, que varia de cidade para cidade. Ambientes muito úmidos dificultam a evaporação do suor, esclarece o fisiologista Luiz Oswaldo Rodrigues, da Universidade Federal de Minas Gerais. Resultado: mesmo com o rosto molhado, a pessoa não consegue abaixar a temperatura corporal. Em locais muito secos, também há riscos, pois a perda de água é extremamente rápida. Daí a importância da aclimatação deixar o corpo se acostumar com essas variáveis antes de partir para a ação. Durante viagens, é bom esperar uns três dias para retomar a rotina de exercícios, indica Rodrigues. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Pará é o estado mais quente e úmido do país. O campeão da secura é o Ceará. Apesar do calor, o Rio de Janeiro costuma ter umidade na medida certa. 

Os mecanismos para esfriar o corpo 
Entenda como o organismo reage diante do calorão 

Suor 
O hipotálamo, região do sistema nervoso, estimula as glândulas sudoríparas a retirar água e sais minerais do plasma sangüíneo para jogá-los na pele através dos poros. Ao entrar em contato com a pele quente, o suor se evapora, o que ajuda a dissipar o calor. Por isso, se você enxugar o suor, impedindo que haja a evaporação, vai continuar esquentando. 

Vasodilatação 
Há sensores de temperatura por toda a pele. Eles avisam ao cérebro que o corpo está aquecido. Ao receber essa mensagem, o hipotálamo aumenta o fluxo sangüíneo nas regiões superficiais do corpo para que o sangue se resfrie é por isso que o rosto fica avermelhado. Daí, mais fresco, o sangue circula pelo organismo ajudando a abaixar sua temperatura.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Viver melhor!!!

Oi gente, bom dia!!

Hoje, acordei animada, fui para a academia e apesar de todo o calor, o treino foi empolgante. Não fiz nada muito pesado, pois, confesso que não aguento, por isso, vou aos pouquinho mesmo. Outra coisa, estou me alimentando de 3 em 3 horas e comendo tudo em porções moderadas, estou evitando beliscar, mesmo que sejam frutas ou legumes. Esses dias, notei que quando exagero em alguns alimentos fico um pouquinho tonta, fiz meus exames, fui o médico e está tudo normal, então, só pode ser a gula misturada com calor. Preciso cuidar de mim e me alimentar bem, afinal, já diz o ditado: "A gente é o que a gente come". Então, vamos nos alimentar bem, né??

Bjos

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Agora sim...voltando ao "lê lê"!!!

Bom dia!!!
Agora sim, começou o trabalho em 2014. Esses primeiros dias do ano foram para descansar, por isso, não fui para a academia, estou retornando hoje, pois, ontem, aqui, foi feriado. Há muita coisa para fazer em 2014, muitas metas para atingir, muita coisa para fazer diferente e sei que a mudança só depende de mim. É impressionante como o início do novo ano serve para revigorar nossas forças, parece até, que recebemos uma super dose de energia, onde temos vontade de tudo, porém, é preciso cuidado, cuidado para não querer abraço o mundo inteiro de uma vez só, é preciso fazer tudo com calma e bem feito para que as mudanças sejam permanentes e não durem somente um período. É preciso calma, paciência, responsabilidade, comprometimento e determinação. Muitos podem dizer se eu me determino eu estou comprometido, nem sempre, ás vezes, nos determinamos por pouco tempo e precisamos, na verdade, nos comprometermos com nós mesmos para alcançar tudo aquilo que desejamos. Não vamos pensar em tempo (período), vamos pensar em alcançar o nosso objetivo devagarinho, com calma, sem ansiedade, cuidando da nossa saúde e cuidando de nós! Então, um maravilhoso 2014!!! E lembre-se: "Só depende de nós".

Bjos

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

FELIZ 2014!!!

Bom diaaaaaa!!!
Quero desejar a todos, um novo ano pra lá de especial, cheio de vitórias, sucessos, realizações, paz, saúde e muito amor! 
Ano novo chegou e junto com ele aquela vontade de ter novas atitudes, novo estilo de vida. Então, vamos mudar, né? Aproveitar essa motivação e correr atrás. Só não chega lá quem desiste!! E, depois de muuuuitas guloseimas nas festas, estou recomeçando...

Ameixa, café com leite e torrada de pão integral com queijo branco.

Uma maravilhosa quinta-feira!!

Bjos